Dragões: Draconomicon: Livro Base dos Dragões no Sistema DSB RPG
DRAGÕES
Dragões ou dragos (do grego drákon, δράκων) são criaturas presentes na mitologia dos mais diversos povos e civilizações. São representados como animais de grandes dimensões, normalmente de aspecto reptiliano (semelhantes a imensos lagartos ou serpentes), muitas vezes com asas, plumas, poderes mágicos ou hálito de fogo. A palavra dragão é originária do termo grego drakôn, usado para definir grandes serpentes.
Em vários mitos eles são apresentados literalmente como grandes serpentes, como eram inclusive a maioria dos primeiros dragões mitológicos, e em suas formações quiméricas mais comuns. A variedade de dragões existentes em histórias e mitos é enorme, abrangendo criaturas bem mais diversificadas. Apesar de serem presença comum no folclore de povos tão distantes como chineses ou europeus, os dragões assumem, em cada cultura, uma função e uma simbologia diferentes, podendo ser fontes sobrenaturais de sabedoria e força, ou simplesmente feras destruidoras
Desde o Selvagem Branco ao Majestoso Dourado, os Dragões representam o maior perigo que os aventureiros encontram em suas vidas bem como a maior recompensa que possa reinvindicar.
Os dragões são criaturas misticas, muitas vezes descritas como a primeira raça que aparece no mundo, com vidas que duram milhares de anos.
Este aspecto dos Dragões faz deles muito mais que um combatente desafiador. Eles são sábios e oráculos, fontes de sabedoria e profetas do que ainda está por vir. Seu próprio surgimento pode ser um presságio de sorte ou azar.
**Dragões Verdadeiros
Os dragões verdadeiros são répteis alados de linhagens muito antigas. Eles são conhecidos e temidos por seu tamanho, capacidade de combate e habilidades mágicas. Os dragões mais velhos estão entre as criaturas mais poderosas do mundo.
As espécies de dragões verdadeiros (diferentes de outras criaturas com o tipo dragão) conhecidas subdividem-se em três grandes grupos, também denominadas famílias: GEMAS, CROMATICOS E METÁLICOS.
>>Grande Deus: IO
*GEMAS: São os dragões safira, esmeralda, cristal, ametista e topázio. Todos possuem habilidades psiônicas inatas. Eles, via de regra, são quietos, ariscos e isolados, e são concentrados em suas próprias necessidades e afazeres.
>>Deus: Faluzure
*CROMATICOS: São os dragões negros, azuis, vermelhos, verdes e brancos. Todos malignos e extremamente ferozes.
>>Deusa: Tiamat
*METÁLICOS: São os dragões de latão, cobre, bronze, ouro e prata. São bondosos, geralmente nobres em sua conduta e altamente respeitados pelos sábios.
>>Deus: Bahamut
**Aparencia de um dragão
A primeira vista um Dragão verdadeiro parece um réptil: tem um corpo musculoso, um pescoço comprido e espesso, uma cabeça com chifres ou rufos, uma boca cheia de grandes dentes e uma calda sinuosa.
Os Dragões caminham sobre quatro pernas com patas munidas de garras e voa usando suas vastas asas parecidas com a de um morcego.
Pesadas escamas cobrem o corpo do Dragão desde a ponta da cauda até a extremidade do focinho. A despeito de suas escamas e asas, o corpo de um Dragão tem caracteristicas mais felinas que reptilianas...
Tirado do Livro: Draconomicon.
© Dungeons & Dragons. All rights reserved. Dungeons & Dragons Publishing.